Páginas

sábado, 8 de maio de 2010

VAMOS CONHECER BARRA DO PIRAI


Vamos Conhecer Barra do Pirai!


                  Barra do Piraí é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Sua população estimada em 2008 era de 102.487 habitantes e possui uma área de 582,1 km².
Localizada no centro da região Sul Fluminense, fica a uma distância da cidade do Rio de Janeiro de aproximadamente 127 km. Faz fronteira com os municípios de Valença, Vassouras, Mendes, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda e Barra Mansa.
Barra do Piraí é composta de seis distritos: Barra do Piraí (sede), Ipiabas, Vargem Alegre, Dorândia, São José do Turvo e Califórnia.
O nome do município é devido ao fato do rio Piraí desaguar no Rio Paraíba do Sul.
O povoamento de Barra do Piraí teve início em terras de *sesmarias doadas em 1761 e 1765 a Antônio Pinto de Miranda e Francisco Pernes Lisboa. Com área de uma *légua em quadra, ficava situada nas margens direita e esquerda do rio Piraí, em sua confluência com o Paraíba do Sul. Os primeiros colonizadores foram membros das famílias Faro e Pereira da Silva. Grandes senhores de escravos, dedicaram-se à agricultura e, em pouco tempo, dominaram a região cafeeira, serra acima. Em 1853 as primitivas sesmarias ficaram interligadas pela ponte que o comendador Gonçalves Morais mandara construir. Perto dela levantou-se o Hotel Piraí, e mais tarde novas edificações. A esse tempo, na margem oposta do Paraíba, os comendadores João Pereira da Silva e José Pereira de Faro futuro barão do Rio Bonito, erguiam pequeno povoado de Santana. O rápido desenvolvimento do lugar, onde se realizavam grandes transações comerciais, propiciou a inauguração de uma estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, a 7 de agosto de 1864. Em seguida iniciou-se a construção dos ramais mineiro e paulista.
Foi a primeira cidade emancipada no regime republicano. Sua emancipação deu-se em 10 de março de 1890 e seu emancipador foi José Pereira de Faro, o Terceiro Barão do Rio Bonito.
Barra do Piraí orgulha-se de ter sido o maior entroncamento ferroviário da América Latina, dando acesso ao Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Por suas terras passavam duas importantes linhas ferroviárias: a Estrada de Ferro Central do Brasil (primeira linha a ser construída pela Estrada de Ferro Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil foi a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém - Japeri - e (daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864) e a Rede Mineira de Viação. Atualmente a malha ferroviária é concessão da MRS Logística. O uso atualmente é para o transporte de minério e carga. A Rede Mineira de Viação é extinta e atualmente onde passava a ferrovia existem casas, não restando nada do que outrora foi a Rede Mineira.  
 ☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺


O nome oficial será Vila Canaã!

       Eu e toda a comunidade da “Vila Canaã” queremos que a nossa Vila venha ter este nome oficializado junto às repartições públicas Municipais, porque já não suportamos mais a discriminação que sofremos quando as pessoas sabem que a nossa comunidade tem o apelido de Vila do Rato e isto se torna muito constrangedor para a comunidade. Então pedimos ao Senhor Prefeito e aos Srs. Vereadores que oficializem o nome proposto pelos moradores. Em nome de todos lhes agradecemos.   
Vicente dePaula.


Tia Loló ou Irmã Teka!

Até hoje eu lembro e tenho Saudades da minha Tia Loló.
Eu Lembro e tenho saudades da minha Tia que se chamava Laurentina Barbosa Pinto ou simplesmente “Tia Loló”. Laurentina Barbosa Pinto era a quarta filha do casal Joaquim Barbosa Pinto e Ana Barbosa Pinto, que são meus avos paternos.
Laurentina tinha quatro irmãos: Alfredo, Emilia, Igínio, Maria e Augusto Barbosa Pinto, o caçula, meu pai. Nascida no dia 23 de abril de 1890 na Vila de Santa Nézia 2º distrito do Município de Pirai estado do Rio de Janeiro, ficou órfã de pai aos sete anos e foi criada por sua mãe e por seu avô materno. Sempre trabalhando em roça ou pescaria, ela tinha grande vocação religiosa e queria entrar para um Convento. Certo dia ao se confessar, disse para o Padre de sua vocação. Então o Padre arranjou meios para que ela ingressasse em um Convento. Tinha ela trinta anos quando entrou para o Convento Santos Anjos na cidade de Vassouras. Passou por todos os tramites que regem os regulamentos Religiosos e após três anos (com a idade de 33 anos) foi ordenada Freira, recebendo o nome religioso de Irmã Teka.
Já estava no Convento a sete anos quando começou a sentir problemas de saúde a sua pressão arterial estava descontrolada. Então ela foi reclamar com a Madre Superiora, mas nada foi feito para resolver o seu problema de saúde, pois por ser pobre e de origem humilde, era submetida a trabalhar nos serviços mais pesados como tirar água do poço, rachar lenha, capinar, etc.
Com problemas na saúde e sem apoio das religiosas não houve alternativa se não deixar o convento e, se desligando da ordem religiosa, foi se tratar. Quando já tinha se curado, arranjou emprego em uma lavanderia em um bairro do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, na época Distrito Federal. Trabalhou naquele estabelecimento por sete anos, mas como a sua saúde se agravara ela foi aposentada por invalides. Quero dizer que a minha Tia Loló era uma pessoa singular. Ainda lembro que quando menino, ela me levava para passar férias em sua casa. Como era bom! Tinha dias que ela ao se levantar me chamava e dizia: “hoje vamos visitar Igrejas”. Então saiamos e às vezes íamos a cinco Igrejas ou mais. Mesmo saindo do Convento, manteve o seu voto de castidade e nunca se casou. No ano de 1968 já muito doente e com 78 anos, não podendo mais ficar só foi morar em nossa casa na cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, mas como já estava muito debilitada só ficou conosco um ano. No dia 9 de maio de 1969 ela faleceu.
Laurentina Barbosa Pinto: Pirai 23 de abril de 1890 ┼ Engenheiro Paulo de Frontin 9 de maio de 1969.  ☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

Nenhum comentário:

Postar um comentário