Páginas

sábado, 1 de maio de 2010

Itamar Franco: O melhor Presidente!


 Itamar Franco: O melhor Presidente!
Teve 88% de aprovação no final do seu mandato.
        
      O Engenheiro Itamar Au­gusto Cautiero Franco as­sumiu a Pre­si­dência da Re­pública, em ca­ráter provi­sório, em 1 ° de ou­tubro de 1992. A posse defi­ni­tiva deu-se quase três meses depois, em 29 de dezem­bro. O Bra­sil atravessava uma das mais graves cri­ses políticas do pe­ríodo republicano. O cenário eco­nômico e social tampouco era animador (recessão prolon­gada, infla­ção aguda e crônica). A auto-es­tima dos brasilei­ros estava em um de seus pontos mais bai­xos e a confi­ança nas insti­tuições seriamente abalada.         
Dois anos depois, ao preparar-se para trans­mitir o cargo, Itamar Franco deixa um país muito diferente. As contas públicas se apro­ximaram do equilíbrio. Chegou a bom termo a negociação da dívida ex­terna. A inflação foi drasticamente reduzida. Au­mentou o po­der aquisitivo da moeda nacional. A econo­mia foi relançada. O povo volta a acreditar no país e cresce o respeito pelas instituições.
         Itamar Franco deixa um traço incon­fundível, sua marca pessoal na vida pública brasileira, marca na qual é possível distin­guir três componentes prin­cipais. Em pri­meiro lugar, a honradez pessoal, a probidade e o extremo sentido de responsabilidade no trato da coisa pública, a traduzir seu respeito pela esperança do povo. Em segundo, a sim­plici­dade pessoal, a recusa da promoção e do "marke­ting" político, como que a indicar um desejo de pe­dagogicamente desmistificar a figura do gover­nante. Finalmente (e mais sutil), a habilidade na costura polí­tica, a capacidade de administrar cri­ses, a pertiná­cia na construção das condições que ense­jam ao brasileiro reecontrar-se com seus melhores sentimentos.
                   Filho de Augusto César Stiebler Franco e Itália Cautiero Franco, Itamar Franco nasceu em 28 de junho de 1930, a bordo de um "Ita" do Lloyd, quando Dona Itá­lia viajava de Salvador para o Rio de Ja­neiro. Órfão de pai já ao nascer aprendeu com a mãe o valor do trabalho e da perseve­rança. Cresceu e construiu sua vida pública em Juiz de Fora, Minas Gerais. Ali se elegeu prefeito em 1966 e 1972. Projetou-se no ce­nário nacional ao eleger-se sena­dor por Mi­nas Gerais em 1974, mandato renovado em 1982.

 Comentário:
         O ex-presidente Itamar Franco, dentre todos que passaram pelo governo foi o que teve o maior índice de aprovação de todos os tempos. Em apenas 2 anos de governo, conseguiu colocar o país em ordem demonstrando competência e solidez em suas decisões. Homem honesto e equilibrado, muito poderia ter feito pelo Brasil, se não fosse afastado do cenário político por forças contrarias ao desenvolvimento da nossa nação. Mas ainda está em tempo. Onde estão aqueles que em 1994 deram 88% de aprovação ao nosso Presidente. Chegou a hora de agirmos e pedir a sua candidatura nas próximas eleições. Afinal, somos a maioria e queremos mudanças. Foram 8 anos de PSDB e mais 8 de PT. Ninguém agüenta mais.
Queremos Itamar Franco para Presidente! 

☺Vicente de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário