Páginas

sexta-feira, 7 de maio de 2010

DONA NENÉM: UM EXEMPLO DE VIDA.


 
 Feira da folha 28 esta intransitável

Não se sabe ainda quem realmente administra a feira da folha 28 o Sindicato dos feirantes, a recém criada associação dos feirantes ou a Prefeitura municipal? O que todo mundo sabe é que aos domingos é uma desordem completa as barracas são montadas sem seguir uma ordem,
não deixando espaço para as pessoas andarem. E ainda tem o problema das bicicletas no meio da feira e também o jogo da tampinha que faz uma barreira impedindo o transito. Os feirantes e os freqüentadores da feira querem uma solução urgente, pois não estão mais agüentando a desordem. 


Rede Celpa leva duas horas 
para atender no 0800

              “Neste momento todas as linhas do serviço solicitado encontram-se ocupada. Por favor, ligue novamente.” Esta foi a mensagem que ouvi por duas horas quando tentava ligar para o serviço de emergência da rede Celpa. Não Consegui ser atendido e de tanto esperar eu desisti. Duas horas após minhas tentativas de atendimento, a energia voltou.
A Rede Celpa, que controla 34% de toda a energia consumida no país, deveria ter mais respeito com os consumidores. Vicente de Paula


Dona Neném: Um Exemplo de Vida
Quem foi Dona Neném? Minha Mãe nascida no dia 10 de dezembro de 1911 na Vila de Dores do Pirai hoje Dorandia, Município de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro. Filha de João Marcelino da silva e de Honorata de Morais Pereira recebeu o nome de Maria de Morais. Órfã de pai aos cinco anos foi criada pela mãe que trabalhava em fazendas nas colheitas de café. No ano de 1937 quando tinha vinte e seis anos se casou com Augusto Barbosa Pinto e passou a se chamar Maria de Morais Barbosa. Deste casamento vieram sete filhos. Os quatros primeiros foram natimortos* e três sobreviveram. A mais velha chama-se Lucilia Barbosa Pinto, a segunda Benedita Barbosa Pinto e eu o caçula Vicente de Paula Barbosa Pinto. Dona Neném nunca teve a oportunidade de estudar e era completamente analfabeta, mas dotada de uma inteligência invejável e de um poder de memorização incrível. Tinha na mente memorizado todas as datas importantes. Como por exemplo, a data de nascimento de todos os seus filhos e sobrinhos e também todas as datas dos falecimentos de parentes e amigos. Tudo que aprendi, agradeço a minha mãe que soube me educar. Ela trabalhava na roça, cuidava da casa, lavava roupa para fora e ainda arrumava tempo para sentar e contar histórias. Muitas vezes quando tinha só um ovo ela não comia, mas dividia para os três filhos. Estive junto a minha mãe desde que nasci até quando ela morreu no dia 1º de fevereiro de 1988 e eu nunca vi uma discussão dela com meu pai. Se eles discutiam, era longe dos filhos para não dar mau exemplo.
Vicente de Paula
Dona Neném: * 10 de dezembro de 1911  ┼ 01 de fevereiro de 1988
Natimortos. Diz-se de, ou aquele que, tendo vindo à luz com sinais de vida, logo morreu.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário