Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

Meu Computador! Meu Amigo!


 
 
 ☺VICENTE DE PAULA, FALA FRANCO.

Meu Computador! Meu Amigo!

O que é um computador? É uma unidade de processamentos de dados (CPU). Composta de diversos acessórios perifé­ricos, os mais comuns são teclado, moni­tor e mouse. Para muitos o computador é simplesmente uma má­quina, mas eu vejo o meu computador como um amigo fiel porque ele me ajuda nas minhas tarefas cotidianas, me instrui, me diverte e etc. Tem coisas que sem ele seria impossível eu fazer. Como todo bom amigo as vezes ele me faz raiva, fica lento, preguiçoso, mas depois de uma boa defragmentação, volta a funcionar aos contentos. A partir desta edição, iremos publicar uma serie de artigos falando de informática. Abor­dando fatos curiosos so­bre a sua origem falaremos dos primeiros computadores. Em 1946, ficou pronto o que se costuma chamar de "primeiro computador". A data do início de sua construção (1943) foi estabelecida como marco da computação. Batizado de Eniac (Eletronic numeric In­tegrator and calcu­lador), era um compu­tador composto por 18.000 válvulas, ocu­pava três andares e queimava uma válvula a cada 2 minutos. Podia fazer aproxima­damente 5.000 cál­culos por segundo. Foi desenvolvido para uso militar, como cál­culo de balística (calcular o ângulo e tra­jetória de bombas). A partir de 1951, co­meçaram a surgir em­presas especializadas no comércio de computadores. Ainda na década de 50 surgiram os transístores, componentes eletrônicos que substituíram as válvulas e possuíam várias vantagens. Computa­dores que antes ocupavam uma sala agora ficavam do tamanho de uma estante. Além disso, consumiam menos corrente elétricas e duravam bem mais. Os tran­sístores possi­bilitaram a produção de computadores menores, mas rápidos, mais confiáveis e mais baratos. Conse­quente­mente passaram a ser fabricados em série. O PDP-8 foi con­siderado o primeiro com­putador com preço "acessí­vel”. Foi nesse tipo de com­putador que o sistema opera­cional UNIX começou a ser desenvolvido por Ken Thompson e Den­nis Rithie.Espero que você também que é um apaixonado por computador possa tirar bom aproveito destas publicações.  Aconselho a quem ainda não teve acesso à informática a fazê-lo o quanto antes. Mesmo se você já estiver na terceira idade nunca é tarde para co­meçar. Vamos lá! Compre um computador e faça o curso básico. Tenho certeza que logo você vai fazer parte dos apaixonados por computador.  
Vicente de Paula.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário