Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

Historia da Caneta



 Historia da Caneta
A caneta é um instrumento utilizado para a escrita utilizando tinta. Variam das mais simples às mais sofisticadas e elegantes, das de uso comum as profissionais, diferindo também em matéria de cor.
Corriam os anos 30 e László Bíró, jornalista Húngaro, começava a ficar frustrado com o tempo despendido a recarregar a sua caneta e a aguardar que a tinta secasse no papel. Decidiu então criar uma caneta que facilitasse a escrita resolvendo os problemas anteriores. Assim, em 1938, trabalhando com o seu irmão Georg, patenteou o design de uma caneta que utilizava uma minúscula esfera rotativa na ponta. O conceito era simples; à medida que a esfera rolava com o atrito na superfície do papel, entrava em contacto com a tinta e transferia-a para a superfície do mesmo.
Apesar de já haverem propostas do gênero no passado, o design dos Bírós resolvia muitos problemas práticos relacionados com o entupimento e fugas indesejadas de tinta. Nos anos 40, eles licenciaram o design a inúmeros fabricantes nos estados Unidos e Inglaterra, mas, foi somente uma década depois que todos os problemas foram sanados por Marcel Bich, um fabricante francês que criaria um dos objetos mais marcantes de toda uma cultura ocidentalizada. Nasceu assim um ícone.  Nasceu a caneta BIC crystal.Este verdadeiro ícone da democracia - com um custo tão barato que torna acessível a qualquer bolso - é também um dos primeiros produtos de uma cultura de "usar e jogar fora", permitindo inclusive que inúmeras propostas viessem a ser criadas à volta deste objeto. As utilidades, como serão óbvias de observar, somente estão limitadas pela nossa imaginação. Tenho por costume a muitos anos de sempre portar 3 canetas nas cores azul, preto e vermelho. Os amigos até acham graça e por diversas vezes me perguntam por que as uso. Então respondo lhes que faço diversas anotações e para cada, uso uma cor distinta.
Sempre quando estou em agencias bancarias para fazer depósitos em caixas eletrônicos, sou abordado por pessoas me pedindo uma caneta emprestada para preencherem seus envelopes. Tenho observado que aqueles que me pedem sempre estão muito bem trajados e poderiam portar até canetas caras, mas lhes faltam até uma BIC Crystal.
Deixo aqui um alerta:
Vamos todos portar uma caneta, seja ela cara ou barata! Assim não precisaremos passar o vexame de pedi-las emprestadas a terceiros.  
☺Vicente de Paula.
☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

Nenhum comentário:

Postar um comentário