Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

ATEÍSMO




Ateísmo

  Ateísmo é a posição filosófica de que não existem deuses ou que rejeita o conceito do teísmo Em sentido lato, é a au­sência de crença na existência de divinda­des.
O termo ateísmo foi originado do grego ἄθ­εος (atheos), e era aplicado a qual­quer pes­soa que não acreditava em deuses, ou que participava de doutrinas em conflito com as religiões estabelecidas. Com a dis­seminação de conceitos como a liberdade de pensa­mento, do ceticismo científico e do subseqüente aumento das críticas contra as religi­ões, a aplicação do termo passou a ter outros significados. Os primeiros indivíduos a se auto-identificarem como "ateus" 
apare­ceram no século XVIII. Hoje, cerca de 2,3 % da população mundial descreve-se como ateu, en­quanto 11,9 % descreve-se como não te­ístas. Entre 64% e 65% dos japoneses e 48% dos russos descrevem-se como ateus, ag­nósticos, ou não-crentes. A Europa é a re­gião do planeta em que a descrença absoluta ou relativa em deuses é mais disseminada, sendo posição majoritária em diversos paí­ses deste conti­nente.  Entre­tanto a percentagem destas pes­soas em estados mem­bros da União Euro­peia varia entre 6% (Itá­lia) a 85% (Suécia). Por outro lado a África e a América Latina são as regiões com me­nor incidência de ate­ístas.
Ateus podem compartilhar preocupa­ções comuns com os céticos quanto a as­suntos sobrenaturais, citando a falta de pro­vas empíricas. Entre essas racionalidades comuns incluem-se o problema do mal, o argumento inconsistente de revelações e o argumento de descrença. Outros argumentos a favor do ateísmo crescem com o apoio da filosofia e da história.
  
Nota: Esclarecemos que o nosso jornal é imparcial e não formamos opiniões. Damos espaços para todos se manifestarem afinal estamos em uma democracia com liberdade de expressão e de religião. ☺Vicente de Paula  

Nenhum comentário:

Postar um comentário