O Engenheiro Itamar Augusto Cautiero Franco assumiu a Presidência da República, em caráter provisório, em 1 ° de outubro de 1992. A posse definitiva deu-se quase três meses depois, em 29 de dezembro. O Brasil atravessava uma das mais graves crises políticas do período republicano. O cenário econômico e social tampouco era animador (recessão prolongada, inflação aguda e crônica). A auto-estima dos brasileiros estava em um de seus pontos mais baixos e a confiança nas instituições seriamente abalada.
Dois anos depois, ao preparar-se para transmitir o cargo, Itamar Franco deixa um país muito diferente. As contas públicas se aproximaram do equilíbrio. Chegou a bom termo a negociação da dívida externa. A inflação foi drasticamente reduzida. Aumentou o poder aquisitivo da moeda nacional. A economia foi relançada. O povo volta a acreditar no país e cresce o respeito pelas instituições.
Itamar Franco deixa um traço inconfundível, sua marca pessoal na vida pública brasileira, marca na qual é possível distinguir três componentes principais. Em primeiro lugar, a honradez pessoal, a probidade e o extremo sentido de responsabilidade no trato da coisa pública, a traduzir seu respeito pela esperança do povo. Em segundo, a simplicidade pessoal, a recusa da promoção e do "marketing" político, como que a indicar um desejo de pedagogicamente desmistificar a figura do governante. Finalmente (e mais sutil), a habilidade na costura política, a capacidade de administrar crises, a pertinácia na construção das condições que ensejam ao brasileiro reecontrar-se com seus melhores sentimentos.
Filho de Augusto César Stiebler Franco e Itália Cautiero Franco, Itamar Franco nasceu em 28 de junho de 1930, a bordo de um "Ita" do Lloyd, quando Dona Itália viajava de Salvador para o Rio de Janeiro. Órfão de pai já ao nascer aprendeu com a mãe o valor do trabalho e da perseverança. Cresceu e construiu sua vida pública em Juiz de Fora, Minas Gerais. Ali se elegeu prefeito em 1966 e 1972. Projetou-se no cenário nacional ao eleger-se senador por Minas Gerais em 1974, mandato renovado em 1982.
O ex-presidente Itamar Franco, dentre todos que passaram pelo governo foi o que teve o maior índice de aprovação de todos os tempos. Em apenas 2 anos de governo, conseguiu colocar o país em ordem demonstrando competência e solidez em suas decisões. Homem honesto e equilibrado, muito poderia ter feito pelo Brasil, se não fosse afastado do cenário político por forças contrarias ao desenvolvimento da nossa nação. Mas ainda está em tempo. Onde estão aqueles que em 1994 deram 88% de aprovação ao nosso Presidente. Chegou a hora de agirmos e pedir a sua candidatura nas próximas eleições. Afinal, somos a maioria e queremos mudanças. Foram 8 anos de PSDB e mais 8 de PT. Ninguém agüenta mais.
Queremos Itamar Franco para Presidente!
☺Vicente de Paula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário